Pesquisar neste blog

terça-feira, 24 de junho de 2008

Falta pouco para o Genexus se tornar VIII maravilha do MUNDO

Estamos recentemente envolvidos na consultoria de novos clientes para a Artech.. e eis que surgiram algumas dúvidas e sugestões dos nossos clientes para o Genexus se tornar um produto altamente competitivo:

1) Controle de regras e variáveis globais.. a nível de definição , exemplo: Gostaria que todos os objetos se comportassem filtrando por uma variável global , definida a partir do login do usuário , exemplo : %Cod_Empresa, que agisse desde os relatórios / Grids / Consultas(data selector) e principalmente, digo principalmente, os Dynamic ComboBox e campos sugests, evitando assim qualquer descuido por parte dos programadores, sendo definido como regra global do negócio;

2) Herança e encapsulamento dos objetos nativos GX, sei que os USER CONTROLS nos dão mais liberdade para criar novos objetos.. mas e se eu quisesse apenas modificar o comportamento dos objetos padrões do GX , do tipo , acrescentar uma nova propriedade ou já definir um pré filtro em alguns objetos(dynamic combobox ou no filtro dos sugests) e até ocultar alguns objetos/datatypes nativos do GX, algo como é feitto no delphi ??? E não ter que ficar definindo objeto a objeto , variável a variável e por ai vai.

3) Controle de Checkin e Checkout dos objetos compartilhados, algo como o que se faz o GX Tend, sei que o gx tend é terceirizado , mas já que o GX X nos colocou a disposição do controle de versionamento de objetos, agora este controle de concorrência e permissão de alteração dos objetos deveria ser melhorado e ampliado;

3) Por último e não menos importante, um melhor apelo visual(100% full ajax LIKE WINDOWS) , bastava apenas utilizar o framework do GWT - EXT (Google web toolkit extension) por inteiro .. ou que fosse fácil reutilizá-lo , só com este visual já atrairia e muito os usuários legados de ambiente WINDOWS.

Reconheço que a batalha hoje é longa.. Parabéns a Artech , ela já foi longe.. mas sonhar com os recursos acima .. nunca é demais.

A[]


Ricardo

Um comentário:

Anônimo disse...

Ricardo,

Penso que pro GX se tornar uma ferramenta séria de desenvolvimento web, ela deveria fazer primeiro o que é o Basico: respeitar os padrões web em sua plenitude. Acho inadimissível que o X não trabalhe com tableless ainda, gerando nativamente todo os codigo para dividir e agrupar elementos baseados nas benditas tabelas qeu so causam incompatibilidade...mas..vamos coninuas fazendo nossas orações.rsr. Paranbéns pelo post! Carlos R.