Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

RCOMenu & KB Documentation, a Simple extension for GX


Ao bisbilhotar ( e muito ) nas extensions do GX, estamos fazendo nossa principal Extension(RCO Menu) que irá participar do CP 2.0 da Artech. Quem tiver o interesse deêm uma olhada, critiquem e nos de uma retorno assim que possível.

Foi fácil implementar os recursos desejados até agora, somente com o material do Fórum. Seria mais fácil se tivéssemos todas as APIS do GX documentadas, o mesmo para as APIS do Javascript geradas pelo GX.

Pena não ter tantos conhecimentos em Csharp. Mas é bom saber pelo menos alguma linguagem mais completa e alguma linguagem da moda do mundo Web.

Ultimamente tenho me dado bem com o Javascript ( ao fazer UC ) e o CSharp (VSTUDIO 2008). Me considero um desenvolvedor amador, por enquanto.

A um ano atrás mais ou menos com o lançamento do GX X, tinha um monte de necessidades que o Genexus X Não nos atendia.. mas conseguimos resolver boa parte deles com o EVL.. vejam:

1) List Atributes, List Procs, List Trns e List Webpanels, resolvido com o RCOMenu;

2) Open Reports do GX em um link com tela Maximizada, resolvido com o RCOWindowOpen ( da suíte RCO UC);

3) Um Pattern Avançado e mais completo, K2BTools , muito bom e o mais completo até agora;

4) Java , create e recreate WebApps, resolvido RCOMenu com o BAT interno da Artech;

5) Build with force de vários objetos, resolvido RCOMenu com .msbuild ;

6) Interface de Abas com Abas dinâmicas, GXUI BUILD 638;

7) UC de Agenda / calendário , resolvido com o GXScheduller;

8) Instalador do .net Web , resolvido com CsharpCopyDeployment;

Hoje estamos tranquilo pois o que o genexus não tiver por padrão , será fácil implementar, seja em Csharp ou Javascript ou pegar algo já pronto com os External Objects(dll ou .class).

Devemos deixar a Artech se concentrar no lançamento de seu próximo Upgrade do GX EVL1, já que alguns pequenos problemas foram encontrados e já relatados, mas mesmo assim , por ser uma versão recém lançada, está muito boa , estável extensiva e compartilhável(via GxServer).

Parabéns a Artech , ao Artech Suport e Developer Team e a K2Btools Team!

Abraço

Ricardo Oliveira



Nenhum comentário: