Pesquisar neste blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

Como se avalia a performance(peso) de um aplicativo WEB ? SOLUÇÃO

Num artigo anterior eu reclamei do peso de um Aplicativo WEB gerado pelo GENEXUS.

E nos últimos dias tive um colega nosso(Luciano Topolniak) com problema com o arquivo GXGRAL.JS que achava muito pesado em seu SITE. Chegando a travar o aplicativo no Browser.

Pesquisa daqui e pesquisa dali, chegamos a conclusão.. ele não tinha a compactação de dados ativados no Servidor Web dele.. a diferença foi grande.. um GXGRAL.JS de 300 kb caiu para 70 kb, mas vamos comparar outras coisas (vejam imagens abaixo).


Uma página simples (login) sem compactação de dados.. 1.1mb (gxgral.js 304.2kb)
A mesma página (login) com compactação de dados 338.7 kb (gxgral.js 93.1kb)


Ou seja a diferença de 1.1mb para 338.7 kb é grande.. por isto travava o site do meu colega. Ainda bem que temos ferramentas boas para verificarmos isto .. (FIDDLER, FIREBUG)

Mas algo mais me incomoda.. O pacote inteiro do GXUI/EXT.. dá 800kb (sem compactação) , ou seja.. quem for utilizá-lo tem que estar ciente disto.

Acho que a Artech errou ao juntar todos estes recursos (UC do GXUI . em um único .JS) , se fossem separados as páginas seriam carregadas conforme sua utilização .. O kernel principal do GXUI concordo que deveria estar agrupado.. mas os UC.. deveriam sim estarem separados e compactados.. no meu exemplo acima(login) só utilizo um Panel do GXUI.. e sai prejudicado nesta carga total.

Outra coisa que reclamo a muito tempo é o GXGRAL.JS tem muita coisa ali que um simples WEBPANEL não precisa..

O GX 9.0 está muito mais rápido nesta abertura(carga) que o GX X.



Fica aqui a observação sobre estes assuntos pois a diferença é grande.


Abraço


Ricardo

Um comentário:

Unknown disse...

É isso aí Ricardo. Seria muito bom se o gsgral e os .css que usamos tivessem somente o necessário para o nosso aplicativo. A nossa realidade de internet aqui no acre é terrível.

[]'s
Topolniak
www.aquinoacre.com.br