Pesquisar neste blog

domingo, 12 de outubro de 2008

User Control, Extension e Código Aberto, free ou pago?


Ultimamente tenho visto vários User controls e extensions sendo discutidos e até feitos.

Mas , nós , casas de softwares, temos uma grande preocupação, vale a pena ser código aberto free .. ou vale a pena ser tratado comercialmente , ou seja,  pago ?

Eu .. em vários casos fico receoso em usar apenas componentes, free.. sabe porque ??  

Porque quando dão problemas(falha grave em seu código) , quem irá me atender se for free ?? ficarei dependendo da boa vontade da comunidade ?? Ahum... sei não ..  se meus clientes aceitarão isto.

E hoje.. os User Controls da Artech(funcionários) são os mais rápidos de serem integrados.. ultimamente eles lançaram o famoso GXUI, muito interessante, toda a interface do Flow disponível.. Mas .. super sofisticado.. poderei usar em meus aplicativos ?? e os manuais .. e o suporte sobre eles..  e na hora que tiver algum problema sério a Artech irá me resolver ?? ou novamente .. irei depender da Comunidade ??


Bom senhores, para nós que temos grandes projetos..programas de missão crítica.. não podemos nos arriscar assim.. nestes momentos. volto a dizer.. 

"Software e componente Livre/Free .. só se for para algo sem compromisso" , se for aplicativo de missão crítica, prefiro ter um bom parceiro(pago é claro) do outro lado para me ajudar a resolver meus problemas.


Abraço ..  a todos.


7 comentários:

Diego Rostagnol disse...

Espero que entienda español:

Creo que este post solo demuestra su ignorancia sobre lo que Open Source significa, usted puede tener un control (o cualquier cosa) Open Source y a su vez, si lo desea, pagar por el soporte que usted necesita, una cosa no quita la otra. Es mas, el soporte es la forma de financiamiento que tienen muchos proyectos Open Source.

Le recomendaría que antes de critícar la filosofía Open Source se informara mejor.

Saludos.

Unknown disse...

Diego .. estou longe de criar confusão com o mundo open source..

Quero apenas chegar a um meio termo entre open source e aplicações de missão crítica(aplicativos comerciais).

Mas nem por isto precisamos ofender uns aos outros.

Fica ai o espaço a sua resposta.

Ricardo Coulthurst disse...

Ricardo te entiendo perfectamente y también pensaba eso durante mucho tiempo. He comprado muchisimas licencias de Microsoft y nunca tuve soporte (solo decían hay que esperar el próximo parche, tal vez lo soluciones).

Personalmente prefiero OpenSource y cuando instalo algo, también bajo los fuentes y estoy mas tranquilo (si pasa algo, me tendré que remangar pero se que lo voy a solucionar).

Anônimo disse...

Ricardo:

Entiendo y comparto el punto de fondo que planteas pero creo que hay una confusión.

Ahora "Open Source" no significa que "nadie" (o "todos" o "cualquiera" que es más o menos lo mismo) se hacen responsable, significa (en resumen) que el código es "abierto", se conoce, se puede obtener y ver, talvez modificar, etc.
Hay mil posibilidades de licenciamiento en ese ambiente (que tu código sea a su vez abierto o no, etc).
Es un tema algo largo que lo mejor es chequearlo en google, wikipedia, etc.

Ahora, sobre el fondo de la cuestión, lo que me parece importante es que: una cosa es el producto en si (el user control por ejemplo) y otra el servicio (el soporte, documentación, etc).

La misma empresa puede hacer ambas cosas, pueden ser empresas diferentes.

Estoy de acuerdo contigo: no pondría en producción una solución basada en componentes que no domino, no controlo (no son mios) y por los cuales NADIE se hace responsable. Eso NO significa que no puedan ser opensource, si el que los provee u otra empresa da servicios de pronto resultan "suficientemente confiables".

Por último, una reflexión: ¿pondrías soluciones basadas en controles de Google? algo que es gratis, beta, etc. Si deja de andar algo ¿quien es el responsable? ¿a quien acudir? esa si que es una pregunta que gira en mi cabeza sin una respuesta concreta hasta hoy

Unknown disse...

Grande Ricardo Coulthurst.

Quanto ao fato de usar o suporte da Microsoft concordo.. nunca tivemos este retorno mesmo com o software original.

Mas uma coisa temos de vantajoso nestas horas.. os windows-updates deles funcionam... e as empresas confiam na plataforma MS, que digam os WINDOWS SERVER, SQL SERVER, PACOTES office e tudo mais.

Agora .. eu não colocaria em minha empresa.. se eu dependesse por exemplo de um banco de dados .. e faturasse alguns milhoes, um banco FREE sem suporte ao estilo do postegree..

E mesmo o MySQL que se considera free.. é pago(suporte). Ai sim.. este formato .. de compromisso entre as duas partes são válidas.. tem que haver confiança e comprometimento nestas horas.

E por isto vai minha pergunta.. os User Controls feito pelos funcionários da Artech terão comprometimento por parte da Artech ?? ou serão cobrado seu suporte / melhorias(acho válido).

Mas que não seja ao estilo do que algumas softwares houses do mundo genexus estão fazendo .. cobrando .. US$ 6.000,00 ou R$ 12.000,00 em suítes de Patterns / extensions.. que a Artech acaba melhorando . e lançando nos novos upgrades..

Acho que estes suítes .. deveriam.. cobrar na média era uns US$ 600,00 por usuário .. que ai sim.. teriam total aceitação da minha parte.


Abraço.

Armin Bachmann disse...

¿quizas esto es una buena oportunidad para que surja un startup dando soporte a distintos controles?

gicasuriaga disse...

Estimado Ricardo

Hay una diferencia muy grande entre Libre y Gratis(free).

Ud paga por sus licencias a Microsoft, puede ser una buena idea usar un control LIBRE y tambien pagar para adaptarlo o modificarlo a lo que Ud necesite.

Lo felicito por tratar el tema.