Pesquisar neste blog

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O valor de um grande suporte! Que venha o Everest!

Recentemente atualizei a versão 4.3 do portal para o 4.5 RC2.  Fiz todos os testes locais com o SQL EXPRESS 2005  e tudo ok.. tudo passou em meus testes.

Qual não foi minha surpresa ao testar em nosso site de produção ( www.nelore.org.br ) o setup do RC2 do portal 4.5 .  Começei no sábado as 2:00 am e terminei no sábado as 4:30 am.. não funcionando !  é mole !

Mas ai .. abri os chamados no suporte da Artech , e me caiu no atendimento a Santa Marcela Dupont! Santa mesmo.. porque trocamos 38 e-mails para descobrirmos que o problema era do SQL 2000 do meu servidor que ao converter alguns conteúdos com mais de 4.000 caracteres no resumo dava pau .. e no SQL 2005 funcionava perfeitamente.


Parabéns Sra Marcela Dupont, parabéns Artech. Quase me desesperei com a pressão do cliente e dos usuários do nosso site..  Mas valeu a pena..

Que venha o Everest.. 


Abraço a todos.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sugestão para a Artech do Congresso no Ano que vem...


Fica aqui minha sugestão a Artech pro Local do Congresso no Ano que vem.. quero ver a galera aguentar no bolso.. Hotel Atlantis, The Palm , em Dubai.



Se quiserem ver mais fotos...

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Gmail e seus themas .. como é prazeroso um aplicativo !

Vejam só  a novidade dos themas(dinâmicos) do Gmail..  já pensaram se nossos aplicativos GENEXUS X .. fossem assim fácil de serem implementados.



Vamos aprender e ficar ligado com o GOOGLE. E pedala Artech.. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Somente Steve Jobs merece ser reconhecido sozinho?


Ultimamente , e hoje eu vi um, temos falando muito do IPHONE, um celular muito bem bolado pela APPLE, muito bacana, com touch screen, vários recursos inovadores que nem preciso falar muito .. pois todos já o conheçem.

Mas aqui vai uma dúvida sobre tudo isto , todo o crédito da mídia especializada, recai sobre Steve Jobs o fundador e refundador da Apple, pois a ele devemos reconhecer os créditos dos lucros desta merecida empresa.

Agora , minha dúvida maior, o que seria do Steve Jobs sem os engenheiros, programadores , analistas e especialistas envolvidos neste projeto.. Somente ele Steve Jobs, teria o produto, sem os desconhecidos técnicos altamente capacitados da Apple ???

Lucro, Lucro e lucro é o que interessa neste mundo altamente capitalista ??? lucro a ser aplicado nas bolsas de valores e terem seus investimentos serem evaporados ao sabor do vento ??

Bom.. devemos reconher  , é claro , o sr Steve Jobs  por ter bolado e cobrado algo altamente inovador, mas meu aplauso maior é para a equipe de técnicos da Apple que devem ter sofrido o pão que o diabo amassou para realizarem tal proeza.. Assim como aos técnicos do Google que inovaram também com o Chrome, aos técnicos e engenheiros das naves espaciais, que permitiram a humanidade sonhar com o espaço e não apenas aos astronautas tão corajosos em viajarem, mas que confiaram suas vidas nestes grandes e esforçados seres humanos.

Parabéns a equipe de desenvolvedores e Analistas da Artech, que ficaram até a madrugada sobre pressão da área comercial, dos clientes , da diretoria da empresa em liberar algo inovador como  o Genexus X, que escutaram as necessidades dos clientes,(eu sou um deles), e que souberam concretizar um sonho em realidade.

Pena que algumas empresas, não saibam reconheçer estas pessoas  que se acabam em noites sem sono, dos finais de semana sem a família, das viagens de longo prazo sem os amigos, da pressão do lançamento dos produtos, pois só sabem reconheçer as GRANDES IDÉIAS dos  gerentes, de diretores e dos Vendedores.

Algumas empresas, principalmente aqui no Brasil, ficam com medo de reconheçer publicamente seu principal ativo , as pessoas, seus colaboradores, com medo de aumento de salário. Sim.. salário digno é importante, reconhecimento profissional é importante, cobrar é importante, ter lucro é importante, ter produtividade é importante, mas importante mesmo é valorizar o potencial humano, valorizar o esforço, o trabalho em equipe, valorizar o sonho que virou realidade, valorizar o sacrifício do dia a dia!

Atrás das máquinas, dos softwares e das fábricas, existem almas humanas, seres humanos, que não podem serem medidos apenas em moedas, em números ou em percentuais.


Fica aqui meu sincero protesto e reconhecimento a quem realmente merece!


"Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa." Thomas A. Edison

sábado, 1 de novembro de 2008

Blog de Marcos Crispino: Excelente How To para entender melhor as extensões !

Aqui está uma excelente iniciativa do GUG motevidéo sobre como montar (teórico e prático) algumas extensions com GX X.

Blog de Marcos Crispino: Material del taller de Extensions

Parabéns Marcos Crispino e a Iniciativa do Gug Montevidéo!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Patterns, extensions e UC, cadê os manuais completos?

Fazer os Patterns, s extensions e os UC ... pareciam as soluções dos nossos problemas...

Mas hoje .. cadê os manuais completos de suas propriedades, seus exemplos básicos e avançados ? Sei que temos muita coisa no Wiki, eu mesmo olho todos os dias as páginas recentes, mas é tudo muito incompleto.

Seria fácil implementá-los.. se tivéssemos manuais completos (do começo ao fim) , do básico ao avançado disponíveis na internet.

Sei que alguns parceiros da Artech estão dando bons cursos sobre isto..  mas não custaria nada.. termos alguns cursos a distância com todas dicas e conceitos necessários para construirmos algo realmente consistente.

Sei que a  Artech tem realmente pessoas experientes para isto . que o digam os senhores Armando Cardoso(mestre em UC) , Mr. Matias.. (mestre em Patterns) e o Marcos Crispino(mestre em Extension) que não é da Artech.


Mas por que não a Artech realmente disponibilizar um manual decente, com todos os detalhes, macetes, integração , configuração.. sobre isto ??? nada de conceitos básicos do tipo Helo Word 
Podemos dar ajuda a ela em como montar isto, quais nossas necessidades básicas, qual a realidade do mercado hoje. Etc.




A[]


Ricardo

Patterns WW do GX X, até quando ajudam ?


Venho tentando utilizar o patterns do GX X em grandes KBS, mas estamos tendo problemas.

1) Criam vários objetos (nem sempre necessários), para cadas TRN no mínimo mais 4 objetos serão criados;

2) São de difíceis sincronização, atualizamos um lado , patterns e os objetos continuam os mesmos, sem alterar/modificar;

3) Aumentam e dificultam o tempo de Build, se eu tenho uma KB de 400 TRNS no mínimo terei 1.200 objetos com o patterns WW;

Qual seria a melhor solução para isto , comparado aos Work With feitos manualmente , ao estilo do GX 9?

Utilizá-lo quando realmente for necessário, não a torto e direito. Pois teremos os problemas acima.


E porque a Artech não criar/utilizar alguns patterns mais úteis..  como por exemplo:

1) 1 para carga de DW, que simplesmente nos permitissem definir nossas tabelas (GX), nossos indicadores , nossas dimensões, filtros dos registros e ele automaticamente fizesse a carga de nosso DW;

2) Um pattern(builder ou wizzard) para nossos relatórios, ao estilo dos wizzard do Access, definindo os estilos, as ordens, os filtros e os agrupamentos dos mesmos, e se a saída será direto na impressora , em arquivos PDFS/TXTS.. e quais as características da tela de preview;

3) Um pattern para gerar ABAS nas TRNS, um para TRNS múltiplas(complementares), outro para TRNS com vários níveis, nada de gerar ABAS via código .. e de difícil entendimento;


Abraço e estou aberto a críticas / sugestões.



Ricardo


domingo, 19 de outubro de 2008

Rapid Developer, um portal em 24 horas.

Neste final de semana .. testei bem meus conheçimentos em portal 4.3 da Artech.

Desenvolvi um portal (pequeno é claro) .. 15 páginas.. em 24 horas..


Com  todos os controles /requisitos básicos, busca de conteúdo, páginas de login, administrador de conteúdo de frontend, páginas de ampliação, menus ESTILO TAB.

E para minha alegria.. e ao meu pescoço também.. (tsc. tsc. tsc.. as pressões das empresas).. entreguei este portal em menos de 24 horas.. 

Mas aqui vai meu elogio ao pessoal da Artech por esta versão 4.3 estar funcionando redondamente.. mereço uma SKOL agora.. e uma cama.. porque não faço outra loucura desta tão cedo.


A artech só poderia melhorar uma coisa.. a instalação do Portal podia ser mais simplificada.. um portal .NET , ainda precisa de CSHARP, JAVA, PHP,  configuração em BANCO SQL.

Deus que me livre.. se não fosse isto .. e tivéssemos(nós casa de software) uma condição melhor de pagamento no caso de vários portais hospedados em um local apenas(fábricas de portais) , venderíamos PORTAIS igual água.


Artech, escutai-nos. Please..


Abraço.


Ricardo

domingo, 12 de outubro de 2008

User Control, Extension e Código Aberto, free ou pago?


Ultimamente tenho visto vários User controls e extensions sendo discutidos e até feitos.

Mas , nós , casas de softwares, temos uma grande preocupação, vale a pena ser código aberto free .. ou vale a pena ser tratado comercialmente , ou seja,  pago ?

Eu .. em vários casos fico receoso em usar apenas componentes, free.. sabe porque ??  

Porque quando dão problemas(falha grave em seu código) , quem irá me atender se for free ?? ficarei dependendo da boa vontade da comunidade ?? Ahum... sei não ..  se meus clientes aceitarão isto.

E hoje.. os User Controls da Artech(funcionários) são os mais rápidos de serem integrados.. ultimamente eles lançaram o famoso GXUI, muito interessante, toda a interface do Flow disponível.. Mas .. super sofisticado.. poderei usar em meus aplicativos ?? e os manuais .. e o suporte sobre eles..  e na hora que tiver algum problema sério a Artech irá me resolver ?? ou novamente .. irei depender da Comunidade ??


Bom senhores, para nós que temos grandes projetos..programas de missão crítica.. não podemos nos arriscar assim.. nestes momentos. volto a dizer.. 

"Software e componente Livre/Free .. só se for para algo sem compromisso" , se for aplicativo de missão crítica, prefiro ter um bom parceiro(pago é claro) do outro lado para me ajudar a resolver meus problemas.


Abraço ..  a todos.


quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Yo creo en la suerte, más trabajo, tengo más suerte.

Participei este primeiro ano no Congresso Mundial da Artech em Montevideo, que maravilha, quanta coisa nova e quanta coisa a vir pela frente

Grandes oradores, grandes palestras, 20 25 (um tipo interessante de apresentação) , cara a cara com os desenvolvedores dos produtos da Artech.

Me sinto honrado como um pequeno cliente da Artech(tenho 4 anos de experiência) pude entender melhor o funcionamento deste maravilhoso produto e como a empresa(Artech) nos escuta tão livremente, coisa que grandes players do mercado não nos faria isto.

Agora,  de tudo isto, o melhor é ver a dedicação da equipe da Artech em todos os detalhes do evento; da simples secretária da recepção , aos palestrantes e até o Presidente da Empresa em nos recepcionar tão bem.

Valeu a pena todos os meus investimentos nesta viagem, mais por ter tomado conhecimento da dimensão e do futuro da área de informática(bem servida pelo Genexus) , assim como é o trabalho de Equipe que a Artech soube fazer.

Equipe esta que me presenteou pelo reconhecimento por ter trabalhado como Beta Tester da Artech, obrigado  a todos, este  presente não é meu , sim é de todos aqueles que nos aguentaram incomodando, criticando e cobrando , detalhe por detalhe que o produto tomasse uma forma.. um caminho ... uma direção.

E hoje está ai .. Genexus X é uma realidade, Evolution 1 já está em fase Beta, Cardal em fase Alfa, Orion, recém lançado.. nossa quanta novidade..


Se eu, um pequeno cliente , estou sendo atendido desta forma, imaginem o que os grandes clientes não poderão conseguir. Muitos perguntam na hora da compra, o que será de nós em ficarmos na mão da Artech, e se ela falir um dia .. como seremos atendido?

Bem senhores, esta é uma resposta que eu não posso lhes dar, mas uma coisa eu garanto .. sua equipe, seus colaboradores, sua diretoria.. não deixarão isto acontecer tão simples.. e outra nossa comunidade hoje é madura o suficiente para tocar este produto ajudando a artech.. colaborando, construindo.

Os produtos da Artech apresentados neste evento , são de alta produtividade e de alta percepção tecnológica, eu mesmo cheguei a duvidar em determinados momentos que eles estariam errados, e eles (Artech)  acertaram em todos.. e mesmo que errassem , sei que teriam a humildade de reconhecer, assim como reconheceu sr. Nicolás(Vice Presidente) em suas apresentações.

E errar nesta área de informática, é perdoável, afinal, quem nunca errou. Que o diga os grandes Players, Microsoft, IBM, Apple.


Por isto . termino assim esta minha mensagem.. 
.
"Acredito na sorte, quanto mais trabalho, mais sorte tenho!"

É por ai .. sonhar, trabalhar, realizar e colher.. é assim que a vida nos presenteia, trabalho duro e colheita farta, as vezes nem sempre farta, mas com certeza de um jeito ou de outro ela virá.


Abraço a todos.. obrigado Artech e todos os seus colaboradores.



Ricardo César de Oliveira

PS: Agradeço a Deus por ter me dado saúde, inteligência e humildade por estar aqui.. e a minha família, minha esposa e filha por me aguentar tanto tempo fora de casa, beijo.. amo vcs.. de coração.





Abraço especial e reconhecimento aos senhores: Armin, Gustavo Proto, Gustavo Carriquiry, Pablo Mazzili, Jorge Juan Mastropietro, ao pessoal do Flow, Sr. Eugênio, Sra. Marcela.


terça-feira, 5 de agosto de 2008

Uma Galeria Particular de imagens 3D com ótima qualidade.


Estávamos procurando uma forma prática e rápida de usar uma galeria de imagens 3D com recursos úteis e prático de navegação e publicação. Achamos .. o http://piclens.com/


Vejam um exemplo particular de galeria.


http://www.rcop.com.br/fotos/cpers/gallery.html


A galeria de fotos 3D do piclens. Uma novidade do mundo WEB 2.0

(O LINK ABAIXO É APENAS PARA TESTE)

http://www.rcop.com.br/fotos/cpers/gallery.html

Instalem o PLUGIN DO PICLENS no botão superior ESQUERDO(INSTALE ESTE PLUGIN).

Após a instalação, abra novamente esta galeria de imagens(segunda) linha do link acima. e CLIQUE EM VISUALIZAR 3D (superior lado direito).

http://www.rcop.com.br/fotos/cpers/gallery.html

Vejam como fica prático uma pesquisa / navegação nas fotos neste formato 3D. Muito prático e muito fácil de fazer/instalar. Clique no preto com o mouse preso(clicado) e arraste o mouse para ver como se movimentam as imagens nas galerias.

O Genexus X bem que poderia ter algo assim tanto em imagens quanto em PDF(FLEX).

quinta-feira, 26 de junho de 2008

As extensions que eu pagaria para ter no GX X

Aqui vão algumas sugestões de Extesions úteis comercialmente, que estaríamos interessado em pagar:

1) Login (horizontal e vertical), que me gere as variáveis de sessão(ou cookie) do tipo : LOGIN , SENHA e que nós possamos colocar imagens e mensagens nos botoes (ok ou login) , novo usuário , esqueci minha senha, algo do tipo que o GXPORTAL faz;

2) Tela de preview de relatórios(PDF) que pudesse ser maximizada(full tela) , com os botões, imprimir/enviar direto para a impressora/exportar(via evento programável);

3) GRID com collapse(expansão e encolhimento) por grupo(quebras), com colunas dinâmicas(pelo usuário) e que pudesse ser alimentado via DS(Data selector) ou via XML/JSON;

4) Um dynamic Combobox extendido que pudesse me retornar 1 ou mais atributos de retorno , e que pudesse ser filtrado / configurado via HERANÇA / encapsulamento;

5) MsgBox / InputBox / Progress Bar via AJAX, com maior espaço de texto e com melhor apelo visual;

6) Janela de anexo de envio de relatórios(múltiplos) / arquivos (txt/pdf) via e-mail.. com seleção ao estilo do GMAIL(Ajax);

7) Menu lateral ao estilo do Outlook express 2007;

Boa sorte aos programadores CSHARP interessados.

A[]

Ricardo

terça-feira, 24 de junho de 2008

Falta pouco para o Genexus se tornar VIII maravilha do MUNDO

Estamos recentemente envolvidos na consultoria de novos clientes para a Artech.. e eis que surgiram algumas dúvidas e sugestões dos nossos clientes para o Genexus se tornar um produto altamente competitivo:

1) Controle de regras e variáveis globais.. a nível de definição , exemplo: Gostaria que todos os objetos se comportassem filtrando por uma variável global , definida a partir do login do usuário , exemplo : %Cod_Empresa, que agisse desde os relatórios / Grids / Consultas(data selector) e principalmente, digo principalmente, os Dynamic ComboBox e campos sugests, evitando assim qualquer descuido por parte dos programadores, sendo definido como regra global do negócio;

2) Herança e encapsulamento dos objetos nativos GX, sei que os USER CONTROLS nos dão mais liberdade para criar novos objetos.. mas e se eu quisesse apenas modificar o comportamento dos objetos padrões do GX , do tipo , acrescentar uma nova propriedade ou já definir um pré filtro em alguns objetos(dynamic combobox ou no filtro dos sugests) e até ocultar alguns objetos/datatypes nativos do GX, algo como é feitto no delphi ??? E não ter que ficar definindo objeto a objeto , variável a variável e por ai vai.

3) Controle de Checkin e Checkout dos objetos compartilhados, algo como o que se faz o GX Tend, sei que o gx tend é terceirizado , mas já que o GX X nos colocou a disposição do controle de versionamento de objetos, agora este controle de concorrência e permissão de alteração dos objetos deveria ser melhorado e ampliado;

3) Por último e não menos importante, um melhor apelo visual(100% full ajax LIKE WINDOWS) , bastava apenas utilizar o framework do GWT - EXT (Google web toolkit extension) por inteiro .. ou que fosse fácil reutilizá-lo , só com este visual já atrairia e muito os usuários legados de ambiente WINDOWS.

Reconheço que a batalha hoje é longa.. Parabéns a Artech , ela já foi longe.. mas sonhar com os recursos acima .. nunca é demais.

A[]


Ricardo

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Genexus e Windows VISTA 100% Funcionando

Há muito tempo tenho pensado em usar o WINDOWS VISTA, mas quando eu via os comentários dos fóruns este desejo ficava adiado.

Até que recentemente comprei um novo notebook que só tem os drivers para o MS-WINDOWS VISTA e tive que encará-lo.

Minha surpresa foi fazer tudo funcionar 100%. Genexus 8, 9 e X , Flow, Gerador .net , Java , TOMCAT. Aff .. levei um tempinho para me adaptar .. mas acho que agora no final das contas valeu a pena.

O que ajudou e muito nesta configuração do Windows VISTA, foi o próprio Linux, ao me ensinar suas restrições de usuários de pastas, instalação com um usuário com perfil especial. Um Mundo(Linux) ensinando ao outro(Windows). Vejam . .abaixo .. para ver como funciona.



Agora .. fica aqui minha conclusão sobre este novo mundo windows, ele é tão rápido quando o Windows XP(se bem configurado) , ele parece(digo pq ainda não testei 100%) ser mais seguro e estável, tem um rígido controle de usuários (somente administradores poderão instalar aplicativos 100%), tem uma ótima galeria de imagens dos arquivos do HD, uma ótima pesquisa do tipo full text search.

O único porém que eu achei foi o IIS 7.0 , que veio totalmente desmontado , ou seja .. tive que sair montando ele para poder trabalhar com meus aplicativos WEB do GX. Mas achei ele muito .. muito mais completo que o IIS 6.0.

E por último .. chegar a todas estas configurações corretamente, não é para usuário comum , tem que se ter boa noção do que deseja ser feito neste SO. E não apenas ficar criticando - o .. assim como no mundo da informática tudo muda, temos que estar preparado para estas mudançcas.



Vejam abaixo a tela do NOVO IIS 7.0


Totalmente reformulado e compatível com a versão do WINDOWS 2008. Se a parte de segurança for realmente melhorada, Parabéns Microsoft, será a glória fazer algo ao estilo WINDOWS XP (RÁPIDO , ESTÁVEL , PRÁTICO) e agora SEGURO(será) neste mundo WEB, livre de TROJANS, SPYWARES, VIRUS e ROTKITS.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Ó gerador .net WIN, porque me trata tão mal assim!

Estou a pouco tempo envolvido com o gerador .net WIN do Gx 9.0 e estou tomando o maior baile em coisas simples.. como por exemplo .instalar o aplicativo no cliente.

Tenho na minha mesma máquina de desenvolvedor um aplicativo win , chamado pela linha de comando .. que executa uma chamada de um webservice de um servidor remoto.

Na pasta de protótipo , funciona 100% do jeito que eu quero.

Se eu copio o aplicativo(exe, dll e gxcommon.dll) para uma outra pasta qualquer .. dá erro de exceção do .net WINDOWS. E o pior as mensagens de erro são as mais difíceis possível.. vejam ..

Can't find key NAME_SPACE
java.lang.Throwable
em com.genexus.Preferences.getProperty(String key)
em com.genexus.Preferences.getNAME_SPACE()
em com.genexus.ModelContext.getNAME_SPACE()
em com.genexus.GXProcedure.(Boolean inNewUTL, Int32 remoteHandle, Model
Context context, String location)
em com.genexus.GXProcedure.(Int32 remoteHandle, ModelContext context, S
tring location)
em GeneXus.Windows.GXJWin.(Int32 hnd, ModelContext jContext)
em GeneXus.Programs.aconsulta_acnb_wrapper.(Int32 hnd, ModelContext jCo
ntext)
em System.RuntimeMethodHandle._InvokeConstructor(Object[] args, SignatureStru
ct& signature, IntPtr declaringType)
em System.RuntimeMethodHandle.InvokeConstructor(Object[] args, SignatureStruc
t signature, RuntimeTypeHandle declaringType)
em System.Reflection.RuntimeConstructorInfo.Invoke(BindingFlags invokeAttr, B
inder binder, Object[] parameters, CultureInfo culture)
em System.RuntimeType.CreateInstanceImpl(BindingFlags bindingAttr, Binder bin
der, Object[] args, CultureInfo culture, Object[] activationAttributes)
em System.Activator.CreateInstance(Type type, BindingFlags bindingAttr, Binde
r binder, Object[] args, CultureInfo culture, Object[] activationAttributes)
em GeneXus.Metadata.ClassLoader.GetInstance2(String assmbly, String className
, Object[] constructorArgs)
em call_pconsulta_acnb.Main(String[] args)
java.lang.NullPointerException: ReferÛncia de objeto nÒo definida para uma instÔ
ncia de um objeto.
em GeneXus.Metadata.ClassLoader.GetInstance2(String assmbly, String className
, Object[] constructorArgs)
em call_pconsulta_acnb.Main(String[] args)

Exceção Não Tratada: System.NullReferenceException: Referência de objeto não def
inida para uma instância de um objeto.
em GeneXus.Metadata.ClassLoader.GetInstance2(String assmbly, String className
, Object[] constructorArgs)
em call_pconsulta_acnb.Main(String[] args)


Aqui vão minhas dúvidas.. no ambiente windows .. o que é necessário para instalá-lo , apenas o meu executável simples que faz uma chamada a dois tipos de recursos do GX 9.0 :

1 ) Um datatype do tipo httpclient;

2 ) Um webservice remoto;

E me esclareçam uma coisa .. quais as dlls/recursos relacionadas a este aplicativo deverão serem instaladas?? elas teem que estar obrigatoriamente em uma pasta bin ???

Putz.. descobri ... criei uma pasta BIN\ dentro do meu aplicativo e funcionou ..

o vida.. quem me disse que tinha que ser assim.. Por que o .NET exige este comportamento ??

Mas , mesmo assim.. ainda amo este gerador..


A[]

terça-feira, 20 de maio de 2008

O que será do gerador .net Mobile com a chegada do 3G?

Aqui no Brasil com a recém chegada Tecnologia do 3G liberado pela ANATEL, está causando uma grande revolução e novas oportunidades na área de sistemas.

Novos links do tipo HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), chegando a velocidades até 7 / 8 mbps, com mobilidade total.

Aqui vão minhas dúvidas.. com este País do tamanho de um continente, isto era o que nos faltava para nos dar mobilidade total a nossos sistemas. Nada de sincronização off-line, tudo 100% ao vivo , rodando simplesmente em browsers que suportem tecnologias novas como AJAX, fico questionando agora.. o que fazer do Gerador .net Mobile, sobre arquivos off-line ?? serão mesmo necessários ?? ou somente aplicativos web darão conta do recado ?

Os browsers do windows mobile 6.1 , firefox, mini-ópera , aproveitarão todos os recursos do GX X neste sentido(browsers mais simples)???

Se isto acontecer de uma forma fácil e simples, haverá uma grande revolução em nosso mercado. Algumas empresas hoje já estão usando estes recursos em fase de teste, nós estamos urgentemente procurando soluções completas para isto.

Bem vindo tecnologia 3G , já era hora, e me disseram que no Japão .. as velocidades de 25 a 30 mbps nos celulares já é uma coisa muito . .muito antiga.. tadinho de nós os brasileiros.


A[]


Ricardo

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Criar google gadgets com o Genexus X

Estou a vários dias pensando na necessidade de se criar gadgets .. com o próprio Genexus X , isto seria possível ??

Alguém já tentou ou desverendou este caminho ??

Sei que ler gadgets parace estar viável .. e agora criar gadgets a partir dos nossos webpanels / Trns ?? isto também não é possível ?

Seria útil em muitos aspectos, poderíamos publicar nosso conteúdo público de nossos bancos de dados. e poder compartilhar aplicativos de uma forma prática e prazeirosa .. Porque não lucrativa ??

Se alguém souber .. se é possível . pelo menos nos de uma luz ..


Abraço , A[]

Ricardo

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Computação de nuvem e empresa que não dá lucro

Depois falam que a Tecnologia quando bem feito não dá resultados. Vejam o vídeo abaixo com o modelo de negócios do Google.




E agora , quem dera acertarmos numa idéia igual ao Youtube, mesmo sem dar lucro. Apenas uma boa idéia vendida a um bom preço.




quarta-feira, 7 de maio de 2008

Genexus X , novidades , problemas e SOLUÇÕES!

Lançado agora em 30 de Abril de 2008, tive o prazer de participar como Beta Tester mais uma vez, já que tinha participado também como Beta Tester do Gx 9.0(Yi).

O que mais me surpreende nesta nova ferramenta é a dedicação da Artech em nos ouvir e discutir de igual para igual os rumos a serem tomados pela ferramenta.

No site da Artech temos vários assuntos e blogs falando em como poderemos aproveitar os novos recursos da Ferramenta. Eu venho aqui fazer meus simples e despretenciosos comentários.

  • Nova IDE , KB trabalhando em cima de uma base em Sql sever Express;
  • Programação declarativa dos data providers, simples e práticos;
  • Users Controls, permitindo a criação de novos recursos não disponíveis nativamente no GX;
  • Extensions, habilidade de se criar novos Add-ins para a própria IDE do GX;
  • Work With Objects, uma das melhores ferramentas para manejo de múltiplos objetos nos economizando muito , mas muito tempo;
  • KB Informations, nos dá uma visão gráfica e através de relatórios sobre os objetos, atributos , índices mais usados ou menos usados de uma KB.
  • Tradução em tempo real das Strings de sua Kb;
  • Versionamento de Kb e de Objetos, prático sistema de controle dos históricos dos objetos;
  • Especificação , geração e compilação em um ambiente multitread(multitarefa) , liberando o programador para outras atividades enquanto se constroem nossos aplicativos;
  • WorkFlow Integrado, não é um produto separado;
Os ítens listados acima estão funcionando e muito bem. Agora detalhe .. alguns problemas ainda precisam serem resolvidos, e serão como já foi prometido pela própria Artech em seu próximo Upgrade(ainda sem data definida).

  • Exclusão de Versão Congelada da KB, prometido para o próximo Upgrade;
  • Restauração de versão antiga de um objeto, é possível ver as versões antigas, mas restaurar ainda não;
  • Diagrama de Objetos(relacionamentos das TRNs), fracos recursos , o Visio faz muito melhor estes recursos, mas é de se entender, o Visio foi feito para documentar gráficos , o GX para gerar sistemas;
  • Editor do Wiki interno, sem as opções para exportar(excel ou doc), manejo de tabela sem a opção de mover colunas, inserir a imagem da própria KB, não apenas o link;
  • Client do Workflow ainda não está liberado , mas tem data marcada para ser liberado(30/05/2008);
Bom senhores, nem por isto eu desanimei ou desaconselho o uso do GX X(dez), muito pelo contrário .. apoiamos sem ressalva, afinal já estamos em processo de conversão de várias KBS (gx 9.0) para esta nova versão. Sabemos do desafio que teremos pela frente, mas aconselhamos a todos os usuários do Gx a pensarem seriamente em usar esta nova versão , uma das melhores ferramentas Case do Mercado.

Parabéns Artech, o esforço valerá apena, e conte conosco para novas versões, novas discusões e troca de experiências, afinal , uma coisa eu já aprendi em minha vida, quando nos criticam e nos cobram , é sinal de que querem o melhor para nós.


Abraço a todos.